quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Reflexão acerca da paixão

"Um homem apaixonado é um homem apaixonante. Viver pautado em paixões é viver uma instabilidade. Momentos felizes concorrendo com grandes abismos. Prazeres marcados pelas dores. Loucura previsível racionalmente e desejada. O homem apaixona-se pois busca sair da racionalidade que não responde as suas grandes questões existenciais. A paixão é a maneira que o homem encontra para estar fora da realidade em que habita, um desjo imenso de transgressão, de encontrar um outro lugar possível que o seu coração pode levá-lo a habitar. Apaixonar-se é deixar de se reconhecer em si mesmo, para depois procurar-se em meio a escombros de vida: perder para encontrar. O sentido maior da paixão é não ter sentido. Procuramos a vida toda por sentidos para a vida e percebemos que o grande segredo é content ar-se com a falta de sentido e vivê-la com franqueza. O homem vive a eterna busca do quem sou eu, para descobrir que na realidade é muitos em um e em sua morte descobre não ser nada. [Eu sou aquilo que estou sendo neste momento, e peço encarecidamente a todos os que convivem comigo que não peçam para que eu seja sempre o mesmo. É por isso que me apaixono, acredito nas paixões, e não quero nunca perder esta fé. Fé na vida, na intensidade, nos momentos vividos, nas pessoas que se colocam diante de mim e fazem uma experiência de mim. Sou apaixonado por mim mesmo, é por isso que me idealizo assim como idealizo os outros. Sou apaixonado por meus amigos, familiares e amantes: sou apaixonado pela vida, e é na paixão que me torno irreal, fora de razão, de lógica, de realidade, mas tenho em mim uma vida que pulsa, uma vontade imensa de viver!]"

(Luiz Pires)

Nenhum comentário:

Postar um comentário